Consulta Online

Como funcionam?

A comunicação entre médico e paciente sempre aconteceu por telefone, principalmente, em situações de urgência e emergência. Em algumas especialidades isto já era mais frequente como, por exemplo, para avisar seu obstetra que o trabalho de parto começou.

O ano de 2020 foi um marco na área da saúde pela Pandemia da COVID-19 no Brasil, o que promoveu muitas mudanças no cuidado da saúde de forma geral. Se por um lado muitas consultas presenciais deixaram de acontecer para reduzir a circulação e o contágio pelo SARS-CoV2, por outro foi necessário criar outras formas de comunicação e assistência aos pacientes crônicos. Diante disso, os meios de comunicação por vídeo-chamada ou web-meeting tornaram-se os olhos e os ouvidos do médico, ainda que não pudesse tocar e examinar seu paciente presencialmente, muitas queixas e sintomas puderam ser avaliados e tratados quando necessário.

A consulta on-line pode auxiliar em uma primeira avaliação de um paciente com dificuldade para se deslocar para uma consulta presencial ou que optou por não sair de casa para não se expor ao risco de adquirir a COVID-19. A partir deste contato, é possível definir se será necessário procurar atendimento de urgência, se deverá ser avaliado por consulta presencial para que seja examinado ou se deverá tomar alguma medicação até que seja avaliado presencialmente. É possível realizar prescrição médica com assinatura digital para que o paciente possa adquirir a medicação na farmácia ou retirar no Centro de Saúde, por exemplo. Por outro lado, não é possível emitir relatórios nem atestados sem que seja feita avaliação por consulta presencial.

É possível também, após o paciente ser avaliado presencialmente, agendar uma consulta on-line para que mostre o resultado dos exames e receba orientações a respeito deles. A vantagem é de evitar o deslocamento do paciente até o consultório, principalmente se quer evitar se expor ao risco de adquirir a COVID-19.

A consulta on-line complementa o acompanhamento clínico do paciente, porém não substitui a avaliação presencial.

Sheila T. K. Medorima
Cardiologia RQE 48560

Graduação em Medicina pela UNICAMP

Residência em Clínica Médica pela UNICAMP

Imagem Dra. Sheila T. K. Medorima

Claudio Medorima
Infectologia RQE 30813

Graduação em Medicina pela UNICAMP

Médico Infectologista do Hospital da PUC de Campinas

Imagem Dr. Claúdio Medorima
Dicas de Saúde
Conteúdos
Para Médicos